Se ao redor de ti tudo é fúria, caos e dissolução, e parece que o equilíbrio e a calma apenas fazem parte de um tempo distante, para um pouco e medita nas palavras de Mahatma Gandhi, este pacifista profundo, que soube aprender o desapego e o amor compassivo em sua própria vida,
Marc André da Rocha Keppe
"O Brahmacharya é o controle dos sentidos, tanto em pensamento, como em palavras e atos.
Compreendido assim, não pode ser atingido pelo esforço limitado. Numerosos são aqueles para os quais nunca passará de um ideal.
O aspirante ao brahmacharya terá consciência de suas deficiências, não deixará jamais de encurralar as paixões que rastejam ainda nos recantos mais obscuros de seu coração e lutará, sem tréguas, para delas se desembaraçar. Enquanto o pensamento não estiver completamente submisso ao controle da vontade, não poderá alcançar a plenitude da perfeição. Subjugar o pensamento significa subjugar o espírito - o que é ainda mais difícil do que curvar o vento.
Mas o fato de Deus existir no interior do ser torna possível o controle do espírito. Não se image que é coisa impossível, pela sua dificuldade.
Esse é o fim supremo.
Compreende-se, assim, que o esforço exigido para atingi-lo deva ser, também ele, supremo.
Compreende-se, assim, que o brahmacharya fica fora do alcance do simples esforço humano. Exige muitas lutas, mas permitam-se salientar, quem tem o desejo de alcançar Deus nenhuma necessidade tem de desesperar, desde que sua fé em Deus esteja à altura da confiança que deposita em seus próprios esforços.
Como se lê na Bhagavad-Gitta: os objetos, desviando-se da alma que deles se abstém, deixam a recordação do prazer, mas o próprio prazer sensual desaparece com a compreensão da realidade de Brahma (O muito Alto).
Seu nome e sua graça são, pois, os últimos recursos do aspirante à libertação...
Não há outro Deus senão a verdade.
O único meio de atingir a verdade é o Ahimsã (a não-violência ou identificação da verdade, do amor e de Deus).
Quem não tem o coração puro jamais atingira Deus.
A purificação de si mesmo significa a purificação em todas as fases e em todos os domínios da vida. Nada é mais contagioso que a purificação. A purificação de si conduz, necessariamente, à purificação de todos que se acham em redor de si. Para atingir à pureza perfeita, é preciso libertar de toda paixão o pensamento, a palavra e a ação, ultrapassar as correntes contrárias do ódio e do amor, da repulsão e do apego.
O combate às paixões sutis parece-me empresa infinitamente mais dura que a conquista física do mundo.
No desejo de atingir este fim supremo, apelo a todos que se unam a mim para orar ao Deus da verdade:
"Possa Ele conceder-nos, como suprema graça, o Ahimsã em pensamento, palavra e ação.""

Mahatma Gandhi (1869 - 1947)
Fonte: As mais belas orações de todos os tempos,
Muraro, Rose Marie; Cintra, Raimundo.
Editora Pensamento,2001
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