7/5/2016: Curso: Alquimia, Sincronicidade, Física Quântica e Espiritualidade nos estudos de Carl Gustav Jung.
(11) 99684-2357
O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, criador da Psicologia Analítica, estudou atentamente a participação da mística no funcionamento da psique.
Como psiquiatra e pesquisador do inconsciente coletivo, encontrou nos oráculos, como o I-Ching e o Tarô, um campo fértil de pesquisa, fazendo estudos alquímicos, neles incluindo o estudo da astrologia em sua vertente mais sábia e ancestral. Jung se dedicou aos estudos do Santo Graal até o final de sua vida.
Um homem extremamente sábio, este foi o Dr. Jung.
Jung concordava que alguns instrumentos, incluindo as mandalas, promoviam um diálogo franco com o sutil, pois através dos mesmos, era possível ouvir a voz do inconsciente.
No Brasil, a Dra. Nise da Silveira, médica psiquiatra, fez uma imersão nas teorias de Jung, no tratamento de doentes mentais do sanatório de Engenho de Dentro, sendo recomendável que aqueles que se interessem por essa temática, acessem o filme O Coração da Loucura, em cartaz nos cinemas.
O Tarô, instrumento milenar, foi utilizado pelo Dr. Jung, entretanto, ele sempre o usou de maneira ética, para compreender melhor o inconsciente e as relações com o inconsciente coletivo,os símbolos, a sombra, a persona, os arquétipos, etc. No nosso país, a Psicologia Analítica é o portal que dá acesso a profissionais psicólogos, para um trabalho sério, sendo a Dra. Denise Gimenez, psicóloga junguiana séria, autora de livros importantes na área, uma das maiores representantes do trabalho do Mestre Jung.
Quando, uma pessoa escolhe, ao acaso, um certo número de cartas do tarô, está concedendo ao inconsciente um veículo para que se expresse. Este usará, a partir da simbologia das cartas, um canal de comunicação com a consciência, o que pode expressar um pouco do conceito da sincronicidade, pois algo vai se constelando a partir daí, trazendo pistas importantes para a pessoa, acerca de si mesma e do que lhe está oculto, aquilo que ela não quer ver.
Sincronicidade, aquilo que parece vir do acaso, mas que precisa ser decodificado dentro de uma leitura que vai além das coincidências, é um dos trabalhos de pesquisa do Dr. Jung, que inclusive rendeu um livro, que deveria ser lido pelos que se interessam seriamente pelo tema.
Excluindo-se toda e qualquer ligação com o pensamento mágico, e com o oportunismo esotérico, tão atual, tão manifesto em nossos tempos, em que muitas pessoas abusam da credulidade de pessoas desesperadas, para ganhar dinheiro e tirar partido por meio da leitura de I-Ching ou outros oráculos; criando dependência, inclusive, algo nefasto; Jung trabalhou de maneira extremamente séria e devotada aos estudos, tanto que fazia leituras diretamente do Latim e tinha amigos dedicados às ciências, com os quais podia dialogar sobre esses temas tão importantes à nossa alma cansada de materialismo.
A Sincronicidade está relacionada às coincidências significativas que ocorrem em nossas vidas e, muitas vezes, quando em um contato com os estudos de Jung, algo se manifesta e nos traz respostas, seja em nossa caminhada pelas ruas, seja por meio de um evento significativo, seja por meio de um texto, um oráculo, etc.
Jung buscou informações em contato com outros estudiosos, tanto nas áreas da saúde mental, quanto na física, tendo Wolfang Pauli e David Bohm como interlocutores éticos e responsáveis.
Muitas vezes, os eventos sincronísticos nos conduzem aos insights: é quando podemos desvendar cenários que estão a nossa frente, mas não queremos ver.
A percepção do espaço e do tempo são atributos da consciência. Ou seja, no inconsciente eles se perdem, não têm a mesma importância que damos em vigília, o que pode explicar porque em um atendimento psicanalítico, por exemplo, podemos voltar ao passado e ir ao encontro do futuro, encurtando distâncias e acessando soluções e ressignificação em nossas vidas.
Jung foi um grande mestre, entretanto, há muitas pessoas que, sem terem uma formação adequada, por meio da vida acadêmica séria, de profissionalização adequada, da leitura dos muitos livros que este psiquiatra escreveu, e pior, muitos se autointitulando "psicoterapeutas", distorcem todo o trabalho junguiano, simplificando suas teorias ao nível adivinhatório, banalizando sua proposta de acesso ao inconsciente e a uma vida mais plena e significativa, simplificando e tornando tudo muito místico e caro, sob vários ângulos.
Entretanto, este realmente não foi o objetivo de Carl Gustav Jung.
De qualquer maneira, neste sábado, darei um curso, com vivências, para quem quiser saber mais sobre Jung, Sincronicidade, Física Quântica, Espiritualidade e Honestidade e por aí vai. (Dr. André Keppe)
Dia 7 de maio de 2016, das 10h às 12h
Valor para lá de acessível: R$50,00
Com certificado
Ligue para mim para se inscrever: (11) 99684-2357 Dr. André Keppe,
Minhas credenciais: Sou Doutor em Psicologia Social, Mestre em Psicossomática, Especialista em Psiconeuroimunoendocrinologia, psicólogo e psicanalista. Autor de "O Sobrenatural através dos Tempos", "Curso de Psicanálise", "Terapias Alienantes", entre outros. Você pode acessar meu currículo lattes pela Plataforma Lattes, por meio de meu nome.