De qual lado você está?
EM BUSCA DE UMA TERCEIRA VIA POLÍTICA E ECONÔMICA 1:
HISTÓRIA DAS DENOMINAÇÕES: DIREITA E ESQUERDA:
As denominações DIREITA e ESQUERDA são provindas da antiga mitologia grega; a partir do mito dos reinos infernais.
Segundo tal mito, quando a pessoa morreria, ela iria para estes reinos, e poderia adentrar tanto pelo lado DIREITO, encontrando os Campos Elísios, quanto pelo lado ESQUERDO, se deparando com o Tártaro.
No entanto, a conotação POLÍTICA e ECONÔMICA dos termos DIREITA e ESQUERDA se iniciou no Parlamento do Reino Unido, onde se assentavam à DIREITA os representantes CONSERVADORES, e à ESQUERDA os políticos que defendiam a classe TRABALHADORA.
Estas conotações se espalharam pelo mundo e, principalmente nos anos 1960, foram aplicadas na política brasileira, com a denominação de DIREITA para os conservadores, que defenderiam o governo militar de então; e a denominação ESQUERDA era utilizada para todos os oponentes do regime militar, principalmente aqueles que se alinhavam ao pensamento comunista, ou ainda socialista.
Atualmente, muitas pessoas buscam uma TERCEIRA VIA, que se comporia no meio termo entre DIREITA e ESQUERDA; aproveitando o que de melhor foi construído tanto pelos intelectuais e trabalhadores da ESQUERDA, quanto pelos intelectuais e trabalhadores de pensamento liberal (chamado de DIREITA).
Dr. André Keppe,
Doutor em Psicologia Social e do Trabalho, formado pela Universidade de São Paulo
Doutor em Psicologia Social e do Trabalho, formado pela Universidade de São Paulo

Os Campos Elíseos: O termo elísio vem do grego elusios, pelo latim elysium, que, para os antigos gregos e romanos, era a morada dos heróis e das pessoas virtuosas após a morte.

As almas culpadas de delitos graves eram enviadas ao Tártaro, onde seriam eternamente atormentadas pelas Erínias ou Fúrias
Nenhum comentário:
Postar um comentário