Neste próximo sábado, dia 13 de agosto, pela manhã, da 10h às 12h30, vou ministrar um curso para quem quer aprender sobre Mitologia Grega.
Faremos uma viagem pela mitologia grega, os símbolos sagrados, os arquétipos: “imagens primordiais”, originadas da repetição progressiva de uma mesma experiência, durante muitas gerações, que foram armazenadas no inconsciente coletivo, lá permanecendo, solicitando atualização constante por meio da vivência, da interpretação simbólica, para fins de integração em nossas vidas.
A mitologia nos acompanha nas artes, na Filosofia, na Psicologia e na Psicanálise, na Medicina, na Literatura, na Teologia, enfim, para quer que olhemos, encontraremos uma contribuição proveniente dos estudos mitológicos. O próprio Joseph Campbell, grande mitologista, deixou-nos um tesouro em termos de estudos, entrevistas, vídeos, livros, sobre este tema.
Os arquétipos são infinitos: mitos, lendas, contos de fadas, as figuras do herói, do louco, do rei, do mago, do papa, da sacerdotisa, da morte, da lua, do sol, do mundo, símbolos religiosos, símbolos alquímicos, etc.
No próximo sábado, a própria data, dia 13 de agosto, carrega em si um significado sagrado. O número 13 representa a consciência universal de Deus pelo número 1, unido com a trindade 3, que retorna a unidade (Pai, Filho e Espírito Santo). De outra forma, o número 13: 1+3 = 4, pode ser direcionado ao símbolo do quadrado (matéria) e da cruz (quatro pontas), que lembra o sacrifício do corpo de Jesus, assim como o quadrado lembra a terra, o pó de onde viemos e para onde retornaremos, de forma sagrada.
Já o "8", do mês de agosto, pode simbolizar o infinito e a leminiscata, que é uma figura geométrica em forma de hélice: o sinal matemático do "infinito". Simbolicamente a lemniscata representa o equilíbrio dinâmico e rítmico entre dois polos opostos. O símbolo da lemniscata nos remete diretamente ao Arcano Maior do Tarot de número XIV: "A Temperança", onde vemos uma mulher que mistura e equilibra, através de sucessivas misturas, dois jarros que contém água: um com água fria, outro com água quente. Conforme as sucessivas passagens de fluidos de um jarro a outro, e deste de volta ao primeiro, se processam, obtém-se o elemento morno (temperado).
Nas cartas do tarot, que encerram a sabedoria da Biblioteca de Alexandria, infelizmente incendiada, a carta de número XIII representa a morte, a transformação, o renascimento.
O estudo sobre mitologia e arquétipos é fascinante e importante para encontramos as chaves de interpretação simbólica e, consequentemente, um diálogo mais íntimo com nosso eu interior, equilíbrio e integração vital.
Fica então o convite para estudarmos Mitologia, em busca de transformação interior.
Vamos fazer uma viagem simbólica pelo mundo da mitologia e das imagens arquetípicas, para nos conhecermos um pouco mais, dentro do arcabouço infinito do inconsciente coletivo, do qual somos parte integrante, em busca de individuação.
O curso será no dia 13 de agosto, sábado, das 10h às 12h30.
O custo é acessível: R$50,00 (Cinquenta Reais).
Orientador: André Keppe - psicólogo, psicanalista, doutor em Psicologia Social - USP
Rua do Bosque 1589 - Edifício Lex Offices - Torre Palatino - sala 608, sexto andar - Barra Funda - próximo à UNESP e a Estação de Metrô.
Meu telefone para inscrição: 99684-2357